Fórum Naruto Shippuuden 2010

Aulas Grátis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aulas Grátis

Mensagem por Akimichi - Chouji em Sex 27 Jun 2008, 22:04

Percebi o uso desenfreado e preguiçoso da maioria em escrever bem-mal, então vamos as aulas!
Cada dia uma aula!

A Importância da Vírgula

Recentemente uma pessoa deixou um comentário aqui, em um dos artigos, pedindo ajuda para entender as regras para utilização da vírgula, do ponto e do ponto e vírgula. Minha primeira reação foi ficar chocado, e paranoicamente li três ou quatro vezes a mensagem da pessoa, para certificar-me de que não se tratava de nenhum chiste ou brincadeira de mau gosto.

Digo isto porque de toda a gramática, a pontuação parece-me ser o mais simples e natural dos capítulos: basta ouvir, ou imaginar que se ouve, o fluxo do texto para saber onde devem ser colocados os sinais, de acordo com o ritmo que se deseja dar ao texto.

Os principais sinais de pontuação, de maneira bem resumida, são os seguintes.

Ponto: indica o fim de uma frase ou oração. Quando a idéia que se quer passar numa frase está completa, o ponto vai indicar isto ao leitor. Toda e qualquer frase deve ser terminada pelo ponto.

Vírgula: marca uma pequena pausa no texto escrito; nem sempre corresponde às pausas do texto falado. É usada como marca de separação para o aposto e o vocativo, por exemplo, e para as orações intercaladas. Deve-se evitar o seu uso desnecessário, mas tampouco deve-se negligenciá-la.

Ponto e Vírgula: é o intermediário entre o ponto e a vírgula; indica que o sentido da frase será complementado. É indicativo de uma pausa mais longa que a vírgula, mas sem o sentido de completude do ponto.

Dois Pontos: marcam uma pausa para anunciar uma citação ou enumeração; em sala de aula é comum dizer-se que os dois pontos antecedem uma “explicação”.

Ponto de Interrogação: indica uma pergunta, e deve ser colocado sempre ao final de uma frase interrogativa direta.

Ponto de Exclamação: encerra uma frase que exprime sentimentos, surpresa, emoções, dor, ironia ou surpresa. Há que se ter muito critério, pois o abuso de exclamações pode tornar o texto insuportavelmente chato de se ler.

Reticências: marcam uma interrupção do pensamento, indicando que o sentido da oração ficou incompleto, ou para emprestar um tom de suspense ao texto. No primeiro caso, a seqüência virá em maiúscula (uma vez que a oração foi fechada propositalmente com um sentido vago). No segundo, considerando que ocorre a contuinidade do pensamento prévio, é normal o uso de minúscula para continuar a oração.

Vejamos um exemplo da importância da pontuação.

Recentemente encontrei numa página na Internet um comentário, deixado por um leitor, antipaticamente tentando promover os serviços de uma suposta empresa de marketing multinível. Literalmente o texto dizia o seguinte.

Pessoal, o meu site oferece oportunidades reais de tralho em casa, as empresas que trabalho são sérias, mas claro que não há resultados, sem esforço, tudo tem que ter empenho, se uma empresa promete que você vai ficar rico da noite para o dia nao acredite, pois nada é facil, tem que trabalhar, estou neste seguimento de marketing multinivel a 2 anos e só tenho a comemorar pois dedico boa parte do meu tempo ao negocio, e isto é fundamental para o sucesso, caso queira ajuda, estou disposto a ajudar, sem compromisso, pois no marketing multinivel, aprendemos a ajudar as pessoas a terem sucesso. (sic)

Caso eu estivesse interessado em ganhar alguma coisa com MMN, certamente não encararia a proposta do rapaz, porque ele está atestando que não adianta trabalhar porque não há resultados. Releia o seguinte trecho: (…) as empresas que trabalho são sérias, mas claro que não há resultados, (…). Ou seja: não importa a seriedade das empresas com que ele trabalha, porque não há resultados mesmo.

Correndo o risco de tornar-me repetitivo encerro este texto com um conselho já tradicional: se quiser aprender Português, leia muito. Mas não adianta ler e-mails e mensagens instantâneas escritos por retardados ou semi-analfabetos: há que se ler publicações produzidas dentro da norma culta da Língua Portuguesa, que costumam ensinar — além de ortografia — a pensar.

Akimichi - Chouji
Time C
Time C

Masculino
Número de Mensagens : 1454
Personagem(ns) : Akimichi Chouji
Jutsu(s) : Baika no Jutsu, Bubun Baika no Jutsu, Chou Baika no Jutsu, Mizudan Sensha, Harite Chou, Nikudan Sens
Respeito às regras :
100 / 100100 / 100

Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://repimbocadesparafusada.blogspot.com/

Re: Aulas Grátis

Mensagem por MixTEr em Sab 28 Jun 2008, 12:49

Ctrl + C ,Ctrl + V ??? ><

MixTEr
Guerreiros Sharingan
Guerreiros Sharingan

Masculino
Número de Mensagens : 1011
Cidade : Em Alguma dimensão alternativa lutando contra o Goku SSJ7..
Personagem(ns) : •Hyuuga Neji•Pein•Hyuuga Hinata•
Jutsu(s) : Byakugan,Oiroke:Onna no ko Doushi no Jutsu(Jutsu Hentai)
Respeito às regras :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário

Mensagem por Carlos Uzumaki em Sab 28 Jun 2008, 12:51

Eu escrevo corretamente na net

Carlos Uzumaki
Jounin
Jounin

Masculino
Número de Mensagens : 271
Cidade : No lugar que voces acharem mais gostoso(sem malicia)
Personagem(ns) : Naruto,Itachi,Minato,kakashi
Jutsu(s) : Rasengan,Kage bushin,chidori e os que eu criei.hehe!
Respeito às regras :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário http://narutoshippuuden2007.forumeiro.net/index.htm

Mensagem por Minato Hokage em Sab 28 Jun 2008, 12:58

Chouji, não precisa de um tópico para ensinar, todo mundo
tem uma escola ¬¬

Minato Hokage
Detetive
Detetive

Masculino
Número de Mensagens : 2175
Personagem(ns) : Namikaze Minato, Uzumaki Kushina, Uzumaki Naruto
Jutsu(s) : Rasengan, Kushyouse no jutsu.
Respeito às regras :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário

Mensagem por Carlos Uzumaki em Sab 28 Jun 2008, 13:12

Chouji, não precisa de um tópico para ensinar, todo mundo
tem uma escola ¬¬
concordo Minato

Carlos Uzumaki
Jounin
Jounin

Masculino
Número de Mensagens : 271
Cidade : No lugar que voces acharem mais gostoso(sem malicia)
Personagem(ns) : Naruto,Itachi,Minato,kakashi
Jutsu(s) : Rasengan,Kage bushin,chidori e os que eu criei.hehe!
Respeito às regras :
0 / 1000 / 100

Ver perfil do usuário http://narutoshippuuden2007.forumeiro.net/index.htm

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:09

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: